segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Paz nas arquibancadas: Gre-Nal sem registro de violência na geral da Arena

Se dentro de campo o Gre-Nal teve ânimos exaltados, nas arquibancadas da Arena, para a torcida do Grêmio, os 90 minutos do clássico foram de paz. No setor geral, atrás da goleira norte, ao contrário da maioria dos jogos neste ano, nenhum incidente violento foi registrado pela Brigada Militar.

Minuto a minuto: relembre todos os momentos do clássico 397
Crônica: Primeiro Gre-Nal da história da Arena termina empatado em 1 a 1
Galeria: veja imagens do Gre-Nal disputado neste domingo, na Arena

O Gaúcho da Geral, protagonista da cena de tensão entre polícia e torcedores antes do jogo com o Fluminense, semana passada, assistiu tranquilamente ao jogo na mureta próxima ao campo. Com a tradicional pilcha e o chapéu marrom, segurava uma bandeira do Rio Grande do Sul - dessa vez, sem uma muleta como mastro - e viu o clássico ao lado de uma torcedora loira e outra morena.

Nas suas costas, a banda da Geral animava a torcida com seis bumbos e quatro cornetas. Entretanto, logo ao lado, seis torcedores, de forma imprudente, ficaram dependurados em um gradil para incentivar o time.

Como nos Gre-Nais do Olímpico, a provocação ao rival não poderia faltar. De caixões vermelhos e brancos a bandeiras do Mazembe, os gremistas se esforçavam para tocar a flauta nos colorados, também pegando no pé de Muriel, Forlán e D'Alessandro.

O camisa 10, inclusive, ficou a cerca de 10 metros da geral ao cobrar escanteios no segundo tempo. Pouco depois, no aquecimento dos reservas do Inter, atrás da goleira de Dida, a distância entre colorados e gremistas foi ainda menor. E o respeito ao rival prevaleceu. O presidente da Arena Porto-Alegrense, Eduardo Pinto, comemora a postura das duas torcidas.

— Quero parabenizar o presidente (Giovanni) Luigi pela torcida do Inter, que não fez depredações e torceu com civilidade. Foi um espetáculo de primeiro mundo, que serve de modelo. Foi nota 10 — avaliou Pinto.

Que assim seja nos próximos jogos do Grêmio em casa e que a paz nas arquibancadas vista no Gre-Nal 397 vire rotina na Arena.

Multados por soltar rojão

A única ocorrência policial registrada durante o Gre-Nal na Arena foi por conta de um rojão soltado por dois torcedores gremistas na esplanada do estádio - que não deixou feridos. Por conta disso, os dois foram detidos pela Brigada Militar e encaminhados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim). Após assinarem um termo circunstanciado e serem multados em R$ 210, cada, foram liberados.

— Fora isto, a avaliação é positiva. Não ocorreu nenhum incidente entre torcidas de Grêmio e Inter e também nada no setor geral. Nenhuma queixa de torcedor chegou ao nosso conhecimento — avalia Kleber Goulart, tenente-coronel do Batalhão de Operações Especiais (BOE).
Fonte: ZHESPORTEs

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092