sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Estudantes realizam manifestação em frente à PUCRS, na Capital

Estudantes e membros do Bloco de Luta pelo Transporte 100% Público realizaram uma manifestação na noite desta quinta-feira na Avenida Ipiranga, em frente à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
Conforme estimativa da Brigada Militar, pouco mais de cem jovens tomaram conta da avenida por volta das 19h15min, bloqueando totalmente a via no sentido centro-bairro.
Levantando cartazes e gritando palavras de ordem, eles pediram a aprovação do Projeto de Passe Livre e de Abertura de Contas das empresas de ônibus.
Pelo menos dois veículos foram pichados e quatro pneus incendiados foram encontrados em frente ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. Conforme a BM, um carro teria parado no local e largado os pneus em chamas.


Os manifestantes realizaram uma marcha pela Avenida Ipiranga e pararam no cruzamento com a Avenida Aparício Borges, por cerca de uma hora. No local, houve tensão entre o grupo e a Brigada Militar. A BM, que acompanhou os jovens durante o protesto, jogou spray de pimenta para impedir que o grupo fosse em direção aos carros que estavam parados no congestionamento.

Após os líderes do movimento encerrarem o protesto, os jovens se deslocaram para a parada de ônibus. Ao tentarem abordar um dos veículos da empresa Carris, que não parou, um grupo tentou barrar a passagem do carro com as mãos. Ninguém se feriu. 
O trânsito foi liberado por volta das 20h40min, quando os manifestantes foram em direção ao centro da cidade, de ônibus. 

Depois, aproximadamente metade do grupo seguiu para a prefeitura, onde ficou cerca de trinta minutos. O fim do protesto foi marcado pelo encontro dos jovens com o grupo que realiza uma vigília a favor de indígenas e quilombolas na Praça da Matriz. Eles realizaram uma assembleia no local.
Fonte: Zero Hora


CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092