quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Passa de 9 mil o número de atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul

O último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, na noite desta terça-feira, contabiliza o número de 9.402 pessoas afetadas pela enxurrada que deixou o Rio Grande do Sul em alerta desde a última quinta-feira. Ao todo, são 2.201 desabrigados, 7.199 desalojados, um ferido, um desaparecido e dois óbitos, um em São Leopoldo e outro em Montenegro.
Após a divulgação do documento, Zero Hora apurou que foi encontrado o corpo de um homem de 52 anos no Rio dos Sinos, em São Leopoldo (os bombeiros acreditam que possa ter sido um caso de afogamento).
Os 11 rios que percorrem os 30 municípios continuam sendo monitorados, e a situação, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil, é estável.
Até o momento, a Redec 1 (Metropolitana) é a que mais sofre com os estragos causados pelas enchentes no Estado. Ao todo, são 14 municípios atingidos, somando 1.531 desabrigados e 6.953 desalojados. A Redec 11 (Lajeado) também foi bastante atingida e contabiliza 10 municípios afetados, 648 desabrigados e 100 desalojados.
A coordenação estadual de Defesa Civil explica que desabrigadas são as pessoas que necessitam de abrigo do município e desalojadas são aquelas que perderam suas casas, ou que ainda não podem retornar às suas residências e estão abrigadas em casas de parentes, amigos, ou outros imóveis.
Conforme informações da coordenação estadual de Defesa Civil algumas pessoas já estão retornando as suas residências em Esteio, após verificação da não existência de risco de acidentes. Também no último boletim, há confirmação de dois deslizamentos de encosta no município de Igrejinha, onde 12 casas foram atingidas sem o registro de feridos ou vitimas. Ainda houve deslizamento em Vale Real (23 casas atingidas) e Salvador do Sul (3 casas).
A Defesa Civil continua realizando resgates e atendimento às áreas de risco e solicita que as doações de roupas, colchões, cobertores e alimentos sejam encaminhadas aos pontos de coleta da campanha do Agasalho, na Central de Doações localizada no Centro Administrativo e nas regionais de Defesa Civil. 


Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092