quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Depois de semana com frio intenso, temperatura aumenta no Estado

Vestir um pala é quase que uma obrigação dos homens que residem em São José dos Ausentes. Ao menos, antes da volta do calor — acredite, previsto para sexta-feira à tarde. Até agora, para enfrentar o frio que não deixou o termômetro passar do 1,5°C por mais de 30 horas, só apelando para a roupa típica do gaúcho no inverno. 

Mas Anor Valim, 77 anos, teima em dizer que nem fez frio na cidade dos Campos de Cima da Serra. Caminhando pela via principal do município, a Avenida Ismenia Batista Ribeiro Velho, o morador diz que a vestimenta é uma adaptação ao visual, pois está com a bombacha rasgada. Mas a ausência de frio _ pelo menos na pele de seu Anor _ é explicada pela vitalidade. 

— Não paro dentro de casa, caminho o dia inteiro — diz. 

Já José da Silva Ribeiro, 59 anos, admite que fez muito frio em São José dos Ausentes. Na segunda-feira, só saiu no pátio de casa para ver a neve. Nesta quarta-feira, tomou coragem e seguiu para o centro da cidade, alcançando Anor na caminhada. Não viu a esperada geada, mas presenciou uma sensação térmica de -7°C. Mesmo com o frio, não houve formação de geada. 

— A umidade relativa do ar está em 100%. Para ter a geada, precisa estar entre 60 e 70%. Com a alta umidade, não tem condição, pois precisa de ar seco — explica a meteorologista Elisa Glitzenhirn, da Somar Meteorologia. 

Otimista, Ribeiro acredita que a partir de hoje vá esquentar. E ele tem razão. Depois que termômetro estacionou por mais de 30 horas entre -1,3°C e 1,5°C, na segunda e terça-feira, o sol chega para elevar os números e substituir os palas por camisetas.
O tempo fica seco a partir desta quinta-feira em todo Estado. Mas, mesmo assim, a madrugada ainda será fria. 

Com o vento soprando de norte, as temperaturas passam dos 20°C em diversas regiões. À tarde, pode chegar a 24°C em São Borja e em Porto Alegre. Conforme previsão da Somar Meteorologia, na sexta-feira já deve fazer calor novamente. A virada no tempo, de mínimas negativas no começo da semana e máximas perto dos 30°C no sábado, irá culminar na volta da chuva no domingo. 

Temperaturas mínimas nesta quarta-feira

-0,8°C em Santa Rosa 
-0,7°C em Cruz Alta 
0°C em Quaraí 
0,4°C em Erechim
0,7°C em Ausentes 

Previsão para o Estado

Quinta-feira — Tempo seco e ensolarado no Rio Grande do Sul. Os ventos sopram de norte durante todo o dia e a massa de ar polar se afasta para alto-mar. Mínima de 4°C e máxima de 21°C, em Caxias do Sul. 

Sexta-feira — Aos poucos, o frio da madrugada dá a temperaturas mais agradáveis. À tarde, faz calor em municípios. Máxima de 26°C, em São Borja e Uruguaiana. 

Sábado — Dia típico de verão. Manhãs ensolaradas, calor e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas à tarde nas regiões Centro, Oeste e Norte. Mínima de 13°C e máxima de 27°C, na Capital.
Fonte: Zero Hora 



CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092