terça-feira, 18 de junho de 2013

Protesto em Porto Alegre termina com pelo menos 38 presos, seis feridos e seis ônibus depredados




Um protesto formado por uma imensa massa pacífica degringolou em batalha campal na noite desta segunda-feira, em Porto Alegre, depois de um grupo isolado de encapuzados praticar atos de vandalismo e motivar uma reação violenta da Brigada Militar.

Pelo menos 38 pessoas foram presas, seis feridos foram atendidos no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), 52 contêineres foram incendiados, seis ônibus foram depredados - um deles incendiado - e, somente na Avenida Sete de Setembro, cinco agências bancárias tiveram a vidraça quebrada.

A manifestação começou a se deteriorar em violência na Avenida João Pessoa. Depois de um ato bem humorado, criativo e ordeiro em frente à prefeitura, a multidão começou uma caminhada pela Avenida Borges de Medeiros e pela Salgado Filho, deixando o Centro. Nesse momento, um grupo de algumas dezenas de encapuzados, alguns portando paus, tomou a dianteira da marcha. Um rapaz de bicicletas, com uma bandeira do Brasil amarrada às costas, abordou um dos que cobriam a face:

– Ainda bem que até agora deu tudo certo, não é? Vê se não vai produzir prova contra ti, como na outra vez.

O conselho foi ignorado. O primeiro ato fora do tom ocorreu diante do Parque Farroupilha. Os encapuzados picharam, arrastaram e derrubaram um contêiner de coleta do lixo. A maior parte da massa, que se estendia por mais de um quilômetro dali para trás, não viu nada, mas quem estava à frente vaiou e gritou em coro:

– Sem violência! Sem violência!

Em seguida, vários dos manifestantes pacíficos reergueram o contêiner, recolocaram-no no lugar e passaram a jogar de volta para dentro os sacos de lixo despejados no asfalto. Foram aplaudidos. De pouco adiantou. O grupo de arruaceiros continuava à frente da marcha pichando paredes e derrubando contêineres. 

– Tem uns que pensam que são líderes e não são – afirmou o ciclista com a bandeira às costas.

Quando o segundo contêiner foi vandalizado, chegou a haver briga entre os arruaceiros e os manifestantes que o reergueram.

– Imbecil! Tu és da polícia! – gritou uma das jovens que havia posto o contêiner abaixo.

– O que adianta isso? Só vão dar mais trabalho para os garis – respondeu um manifestante.
Fonte: Zero Hora 

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092