terça-feira, 25 de junho de 2013

Inquérito da Polícia Civil vai levantar documentação de ônibus


A Polícia de Mondaí, no Oeste de Santa Catarina, instaurou inquérito para apurar as causas do acidente que matou nove pessoas e deixou 30 feridos, no sábado.

Passageiros dizem que houve problemas no freio, já o proprietário da TransBrasil – empresa responsável pelo transporte, com sede em Goiânia – acredita que a culpa seja do motorista.

Primeiro, o delegado Eric Rosado precisa saber quem, de fato, é o dono do ônibus. No documento a que a Polícia Militar Rodoviária teve acesso a proprietária é Kadma Transportadora Turística, de Foz do Iguaçu (PR).

No sistema de buscas da PRF, aparece o nome de Nosimar da Silva Coelho. Mas, na lataria, existe um terceiro nome: o da TransBrasil, empresa que atua em todo o país e costuma arrendar ônibus para prestar serviços.

— O licenciamento do veículo está ok. Mas eu vou solicitar outras informações. Vamos saber se esse arrendamento é legal e se esse veículo estava habilitado para transporte em longas distâncias — diz.

O motorista, Ezequiel da Silva, 42 anos, não era contratado de nenhuma das empresas. Ivan Camargo, um dos organizadores da viagem que saiu de Foz do Iguaçu em direção a Horizontina (RS) para um evento religioso, afirma que o condutor é parte do grupo da igreja e que, para diminuir custos, fretaram somente o ônibus.

Local do acidente não tem marcas de freio

Ezequiel é motorista e, conforme a PRF, estava com documentos em dia.

– Ele não teve culpa. Vi ele tentar frear, mas não conseguiu. O ônibus até apagou. Houve falha no motor – diz Camargo.

Abalado pela morte da mulher, Helena Machado, o motorista não quis dar entrevista. Na pista, no trecho de meio quilômetro que o ônibus teria percorrido, não há marcas de freio. O acidente foi em uma curva no km11 da BR-386, em Mondaí.

Representantes da Kadma Transportadora de Veículos e Nosimar da Silva Coelho não foram localizados. O proprietário da TransBrasil, Irandir Oliveira, diz que a empresa está prestando assistência às vítimas.

O acidente

Um ônibus de uma excursão religiosa caiu numa ribanceira em Iporão do Oeste, cidade da região Oeste de SC. Nove pessoas morreram e mais 22 ficaram feridas. O acidente aconteceu às 7h quando o veículo da empresa Transbrasil saiu da pista em uma curva no km 10, atravessou o guard rail e caiu em uma ribanceira. Entre o Corpo de Bombeiros, a polícia e ambulâncias, 12 carros de socorro foram necessários para a ocorrência. O grupo formado por famílias se deslocava para o interior do Rio Grande do Sul para visitar um ensaio regional de música religiosa em Horizontina.
Sobreviventes
Dos que sobreviveram, cinco ainda seguem internados no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Roberval Ramalho dos Santos, 35 anos, é o que está em estado mais grave. Até as 9h desta segunda-feira, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o estado de saúde dos pacientes é estável.
Enterro
Foz do Iguaçu (PR)
> Maria Moreira de Souza, zeladora de uma escola municipal
> Elzira Gobi
> Sirlei Martins de Jesus
> Helena Machado, professora e esposa do motorista do ônibus
> Fagner da Silva Passos, 14 anos, tocava sax na orquestra da Igreja
Curitiba (PR)
> Renato da Silva, marido da Letícia da Silva
> José Altamir de Almeida, eletricista

Alegrete (RS)
> Letícia da Silva, esposa de Renato, estava grávida de seis meses
Itatiba (SP)
> Silvio Gomes Pereira, maestro da orquestra

Fonte: Zero Hora

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092