segunda-feira, 24 de junho de 2013

Conheça seis sinais de alerta para a sua visão

Problemas oculares podem ocorrer em qualquer idade, mas costumam ser mais comuns entre as pessoas mais velhas, pois o envelhecimento também aumenta o risco de certos tipos de doenças que ameaçam a visão. Exames oftalmológicos regulares são a melhor maneira de evitar problemas de visão à medida que envelhecemos. No entanto, estar ciente de que alguns sinais também pode ajudar a tomar medidas adequadas para manter a saúde da sua visão.
— Em muitos casos, tais como com um descolamento da retina ou um rápido início do glaucoma, uma intervenção rápida é essencial para evitar ou minimizar a perda permanente da visão — defende o oftalmologista Virgílio Centurion.
O especialista listou alguns sinais e sintomas que podem indicar uma emergência médica. Nestes casos, aconselha-se procurar ajuda médica. Confira:
1) Manchas no campo de visão
Geralmente, manchas volantes são provocadas por uma condição benigna, frequentemente relacionada à idade, chamada de descolamento do vítreo. Isto ocorre quando o gel do interior do olho se liquefaz e se separa da retina, onde ocorre o processamento de visão. Entretanto, um súbito aparecimento de manchas volantes também pode ser causado por um problema da retina.
2) Sensação de que uma cortina escura se instalou em todo o seu campo de visão
Essa sensação pode ser causada por um descolamento da retina, que ocorre quando ela se separa da camada subjacente de vasos sanguíneos nutritivos (coróide). Se a retina não é recolocada em questão de horas, pode haver perda total de visão.
3) Dor súbita nos olhos, visão embaçada, vermelhidão, náuseas e vômitos
Esses sintomas podem indicar um ataque súbito de glaucoma de ângulo estreito, que pode causar danos permanentes ao nervo óptico. O tratamento imediato é necessário para evitar a perda da visão permanente.
4) Uma gradual ou súbita redução do seu campo de visão
Esse sintoma pode significar que o paciente desenvolveu glaucoma com perda de visão nas bordas do seu campo de visão. Sem intervenção, a perda da visão vai continuar e uma perda de visão permanente pode se instalar.
5) Sensação de irritação, dor na superfície ocular, lacrimejamento e vermelhidão
Esses sinais e sintomas estão comumente relacionados à síndrome do olho seco. O olho seco geralmente é mais um incômodo do que uma condição que oferece risco real à visão. Mas os sintomas, quando não tratados podem ser agravar, especialmente à medida que o paciente envelhece e produz menos lágrimas. É importante consultar um oftalmologista para aconselhamento sobre remédios que podem colaborar com o alívio destes sintomas.
6) Visão dupla, duas imagens ou imagens "fantasmas"
A visão dupla pode ser causada por diversas doenças oculares. Em alguns casos, a visão dupla também pode indicar uma emergência de saúde subjacente, tal como um acidente vascular cerebral. Em caso de um início súbito de visão dupla, consulte o oftalmologista.

FONTE: ZERO HORA

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092