Uma turma muito querida e animada está de volta para falar de
amor e de educação: são os monstrinhos da RBS.
Em
2003, eles e seus filhotes pediam que todo mundo protegesse as crianças dos
maus-tratos, com os dizeres: "O amor é a melhor herança. Cuide das
crianças". Agora, 10 anos depois, a última frase foi substituída por
"Educação para as crianças". É neste clima que o Bicho-Papão, a Mula
Sem Cabeça, o Diabo, a Bruxa e o Boi da Cara Preta, acompanhados de seus
filhotes, inauguram a segunda fase da campanha A Educação Precisa de Respostas,
do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS).
O
lançamento oficial do projeto, com a apresentação do vídeo institucional
completo, ocorrerá no Jornal do Almoço desta terça-feira, 11 de junho, com
transmissão para Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os monstros vão apadrinhar
temas associados à educação (veja abaixo).
As
cinco "famílias" de personagens voltam renovadas para a animação
gráfica nos comerciais. A ideia é estimular o debate e dar visibilidade a
soluções que elevem a qualidade da Educação Básica no país, em especial no Rio
Grande do Sul e em Santa Catarina.
—
Esta segunda fase da campanha é mais uma demonstração do comprometimento da RBS
com esse tema, demonstrado no ano passado com a apresentação dos nossos
compromissos com a educação. Acreditamos que, ao trazer de volta personagens
tão queridos, vamos engajar um público mais amplo, especialmente as crianças e
os adolescentes, sem perder a consistência de conteúdo que requer esse assunto
tão relevante para o desenvolvimento do nosso país — explica Nelson Sirotsky,
presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS.
A
diretora-executiva de Comunicação Corporativa da RBS, Anik Suzuki, lembra que,
em 2003, por meio desses personagens, a campanha conseguiu abordar um tema
árduo, como a violência e o abuso infantil, de uma forma que pôde ser discutido
pelas famílias e serviu de alerta.
—
Queremos que esta mesma linguagem lúdica nos ajude agora a mostrar que a
educação é um ato de amor — afirma Anik Suzuki.
A
bandeira institucional é uma forma de colocar em prática os seis compromissos
ligados à educação que o Grupo RBS assumiu no ano passado. Entre eles, divulgar
temas relacionados ao ensino com foco prioritário no interesse dos estudantes,
valorizar a escola como centro de saber, dar visibilidade aos indicadores de
qualidade da educação, especialmente às avaliações das escolas, defender a
valorização dos profissionais do ensino e mobilizar a sociedade para participar
ativamente, estimulando os pais a se tornarem agentes fiscalizadores da
qualidade da aprendizagem.
O
último compromisso trata de destacar e premiar iniciativas inovadoras e
positivas de ensino. Para isso, foi criado o Prêmio RBS de Educação. O concurso
vai premiar as melhores ações de apoio à leitura, de pessoas que fazem uma
mediação interessante entre o leitor e o texto.
Para
Eduardo Sirotsky Melzer, presidente-executivo do Grupo RBS, uma empresa como a
RBS tem, além de um projeto empresarial comprometido com o crescimento, a
responsabilidade de estar ao lado de seus públicos nas causas que são
fundamentais e que possibilitem mais oportunidades para todos:
—
A educação abre as portas para um mundo de inovação e conhecimento e é o que
faz diferença e dá condições de realização na vida das pessoas. Com os
monstrinhos, queremos conquistar a adesão da comunidade para essa bandeira.
Quem
assina a campanha dos Monstrinhos é a agência DM9Sul, que contou com a
participação do publicitário Marcelo Pires, criador da campanha "O amor é
a melhor herança. Cuide das crianças", de 2003. A Otto é a produtora de
vídeo, e a Fon Fon é a produtora de áudio.
Fonte: Diário de Santa Maria
Fonte: Diário de Santa Maria