terça-feira, 11 de junho de 2013

Polícia Civil desarticula suposto esquema de corrupção para emissão de carteira de motorista

venda de exames teóricos e práticos para emissão da carteiras de habilitação é o foco da operação que a Polícia Civil desencadeou na madrugada desta terça-feira em 24 cidades.
São 480 policiais para cumprir 64 mandados de busca e apreensão e para conduzir 28 investigados e testemunhas para prestarem depoimentos. A sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no centro de Porto Alegre, está entre os locais onde a polícia busca mais elementos sobre o esquema em que candidatos pagariam para serem aprovados nos exames necessários para a obtenção de carteira de motorista.
Pelo menos dois servidores do Detran com cargo de chefia são suspeitos de envolvimento no susposto esquema. Também são investigados instrutores, examinadores, despachantes, um médico e candidatos que teriam pago pelo serviço.

A investigação que embasou a Operação Teseu começou em outubro de 2011, com suspeitas relacionadas à corrupção em um Centro de Formação de Condutores (CFC) da Capital. O caso foi comunicado ao Detran e à polícia. A Delegacia Fazendária reuniu as informações e abriu inquérito. A presidência da autarquia colaborou na apuração.
Outro foco da investigação da Teseu é a existência de um suposto esquema de pagamento paralelo a instrutores (funcionários de CFCs) e a examinadores (funcionários do Detran) por donos de CFCs a fim de garantir bons índices de aprovação nos exames de seus clientes. Quanto mais aprovação um centro tem, mais atrairia alunos.
Durante a apuração foram detectadas ainda suspeitas de fraudes na vistoria de carros, na legalização de veículos sinistrados e na anulação de multas de trânsito. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão no Detran, em residências e em sedes de CFCs e de Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) em Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Estrela, Torres, Canoas, Três Coroas, Portão, Parobé, Sapucaia do Sul, São Lourenço, Gravataí, Mostardas, Garibaldi, São Leopoldo, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Viamão, Camaquã, Alvorada, Sapiranga.
Há seis anos, a autarquia foi alvo de outra devassa, da Polícia Federal, que descortinou por meio da Operação Rodin fraude na subcontratação de empresas que prestavam serviços na realização de exames para a retirada de carteira de motorista.
FONTE: ZERO HORA

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092