segunda-feira, 22 de julho de 2013

Morrem 15 militares em emboscada das FARC na Colômbia, Santos pede a paz e anuncia ofensiva

Quinze militares colombianos morreram no sábado em uma emboscada das FARC no departamento de Arauca (nordeste), anunciou este domingo o presidente Juan Manuel Santos, que prometeu redobrar a ofensiva contra a guerrilha.
— Nossos corações estão com as famílias dos quinze heróis da pátria que sacrificaram suas vidas em Arauca pela tranquilidade e a segurança de seus compatriotas — disse Santos, que está na região.
Segundo Santos, os militares foram atacados por cerca de 70 guerrilheiros, dos quais doze foram capturados.
Entre os guerrilheiros capturados, cinco estão feridos.
— Esses ataques não são o caminho. Serão enfrentados com contundência — enfatizou o presidente, que desde 2012 realiza um diálogo de paz com as FARC em Cuba, mas sem que houvesse um cessar fogo bilateral na Colômbia.
— Sei que para o povo colombiano às vezes é confuso: como assim falamos de paz e estão disparando? Essas são as condições. Dei instruções a nossas forças para que não deixem de disparar um só instante até o fim do conflito — disse.
O ataque de Arauca aconteceu no mesmo dia que seis guerrilheiros das FARC e quatro militares morreram no departamento de Caquetá (sudoeste) e enquanto, em Bogotá, era comemorado o 203º aniversário da Colômbia com um desfile militar.
Em maio, outra emboscada das FARC no departamento Norte de Santander (nordeste) provocou a morte de onze militares.
Os golpes às forças militares colombianas acontecem enquanto o presidente Santos fez uma importante defesa do processo de paz, muito criticado por seu predecessor e ex-aliado, Álvaro Uribe.
Na sexta-feira, as FARC anunciaram que mantêm como refém há um mês a um militar aposentado norte-americano, a quem ofereceram a uma comissão humanitária como um "gesto" no marco do processo de paz.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) já começou a estabelecer contatos para facilitar sua libertação.
Santos, que até agora não se referiu a esse sequestro, evocou este domingo seu discurso da véspera no Congresso, em que afirmou que a Colômbia está diante de uma "oportunidade real" de conseguir a paz e pediu à unidade do país para alcançá-la.
— Tomara que (os guerrilheiros) ajam com a razão e cheguemos ao fim do conflito o mais rápido possível, porque são eles quem mais vão sofrer as consequências — acrescentou.
A Colômbia padece há 50 anos em um conflito armado em que participaram também outras guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita e agentes do Estado, com saldo de 600.000 mortos e mais de 4 milhões de pessoas desalojadas por causa da violência.
As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), fundadas em 1964 e com cerca de 8.000 integrantes na atualidade, são a guerrilha mais antiga da América Latina.
Na Colômbia se encontra ativa também a guerrilha esquerdista Exército de Libertação Nacional (ELN), com cerca de 2.500 combatentes, que até agora se mantém à margem do processo de paz.
As delegações de paz do governo e das FARC deve recomeçar seu ciclo de conversações em Havana no dia 28 de julho.
O processo de paz da Colômbia conta com o apoio de Cuba e Noruega como países garantidores e da Venezuela e Chile como acompanhantes.
Fonte: ZERO HORA

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092