terça-feira, 14 de maio de 2013

"TRÂNSITO" A estrada é boa, mas muito perigosa

O excesso de velocidade aliado a ultrapassagens tem sido uma das principais causas de acidentes de trânsito na BR-158, em Rosário do Sul. A constatação é do Batalhão da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em menos de 72 horas – entre a quarta-feira e a sexta-feira passadas –, seis pessoas morreram vítimas de três graves acidentes. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil.

A rodovia sempre foi considerada perigosa pela polícia. Há alguns anos, a preocupação se dava em torno do entroncamento entre as BRs 158 e 290, entre Rosário do Sul e São Gabriel. Desde a inauguração da estrada, em 2007, já foram registradas inúmeras ocorrências no local, inclusive com mortes. Agora, as atenções da PRF se voltam para o trecho em direção a Santana do Livramento, onde a velocidade mínima é de 80 km/h.

O trechos onde aconteceram os acidentes fazem parte de uma reta de 35 quilômetros de extensão que conta com pardal. Mas, como uma estrada com boa sinalização, bem-conservada e sem curvas perigosas ou mesmo descidas e subidas que comprometam a visibilidade pode ter causado a morte de tantas pessoas? Segundo a chefe do posto da PRF de Rosário do Sul, Cristina Neves, a resposta, em boa parte dos casos, é a confiança excessiva dos motoristas.

– Em datas comemorativas, aumenta a frota de veículos, e muitos abusam da velocidade – explica Cristina Neves.

Na sexta-feira, às vésperas do Dia das Mães, três pessoas morreram no km 485 da 158, indicando uma ultrapassagem arriscada. Um Palio e um Sandero bateram de frente. Morreram Gil Fagundes Borges, 26 anos, motorista do Palio, Renato Chaves, 31 anos, passageiro do Sandero, e sua mãe, Aurea Roselia, 60.

– Mesmo em local permitido, os motoristas acabam forçando as passagens, colocando em risco muitas pessoas – diz Cristina.

No mesmo dia, outro acidente deixou uma pessoa morta no km 476,8 da 158, em Rosário. Jair Régis Bisognin, 45 anos, não resistiu aos ferimentos depois de atropelar um cavalo, por volta das 4h20min.

Imprudência aliada à cerração gera maioria dos acidentes
 

Outra situação que agrava a ocorrência de acidentes, principalmente nesta época do ano, é a cerração. No começo da manhã e durante a noite, a atenção dos motoristas deve ser redobrada. Conforme a Polícia Civil, a cerração foi uma das causas das mortes de Claudio Roberto Almeida da Silva, 49 anos, e Márcia Rejane Leal Ribeiro da Silva, 46. Na última quarta-feira, a caminhonete Fiat Strada em que estava o casal colidiu de frente com um caminhão na ponte sobre o Arroio do Salso.

Conforme a delegada da Polícia Civil de Rosário do Sul, Ana Luiza Tarouco, apesar de aguardar pelo resultado da perícia, a maioria dos últimos acidentes resultou da combinação de imprudência e de cerração.
Fonte:Diário de Santa Maria  



CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092