terça-feira, 14 de maio de 2013

"MISTÉRIO em Santa Maria" Depois do enterro, o retorno inesperado


A equipe de investigação da 1ª Delegacia de Polícia Civil (1ª DP), acostumada a trabalhar para desvendar crimes considerados comuns para o dia a dia da profissão, recebeu uma missão um tanto incomum nos últimos dias. Coordenados pelo delegado Marcos Vianna, os agentes trabalham para esclarecer o mistério envolvendo o reaparecimento de um homem que havia sido dado como morto.

A história, que já virou assunto em rodas de conversa na região, começou em 5 de fevereiro deste ano, quando um homem foi encontrado morto na barragem do DNOS, em Santa Maria. O corpo estava em avançado estado de decomposição e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Lá, ele foi reconhecido por familiares como sendo de Francisco Renato Squarcieri.

Conforme Vianna, cerca de dois dias após ser retirado da barragem, o morto foi identificado por dois irmãos como sendo Squarcieri. A partir daí, a família efetuou os procedimentos legais, e o corpo foi sepultado. Porém, há cerca de 20 dias, o homem reapareceu em Itaara e, depois, em São Martinho da Serra. Na manhã de ontem, um irmão de Squarcieri prestou depoimento na 1ª DP e confirmou ter falado com ele por telefone.

– Por enquanto, o que sabemos é que ele não possui residência fixa e teria sido visto em Itaara. Vamos tentar ouvi-lo nos próximos dias para saber por onde andou nesse período – diz o delegado.

Vianna explica ainda que os familiares não agiram de má fé e não se beneficiaram de nenhuma forma ao atestarem a morte de Squarcieri. Por isso, não há razão para uma investigação de possível crime nesse sentido.

– Agora, por causa desse equívoco na identificação, há um procedimento burocrático que terá de ser feito para anular a documentação que atesta a morte deste homem – explica o delegado.

Polícia trabalha para identificar corpo que foi sepultado

Sobre o corpo que foi enterrado como sendo de Squarcieri, o delegado adianta que uma das formas de tentar identificá-lo é um levantamento por meio do qual serão listadas as ocorrências de desaparecimento de pessoas registradas naquele período. A partir daí, a polícia irá localizar parentes destas pessoas, para que elas tentem identificar a vítima por meio de fotografias. A Polícia Civil aguarda ainda o laudo do exame de necropsia que irá confirmar a causa da morte do homem encontrado na barragem.
Fonte:Diário de Santa Maria  

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092