quinta-feira, 2 de maio de 2013

Soja está sendo armazenada em quadra de esportes em São Francisco de Assis

A falta de local para armazenar a produção de soja colhida em São Francisco de Assis fez com que uma empresa serialista local pedisse ajuda à prefeitura. A saída encontrada pelo Executivo foi oferecer um pavilhão que tem uma quadra de esportes inacabada. No local, foram depositadas cerca de 30 mil sacas de soja. A quantidade equivale a 1800 toneladas do grão representa 1% da produção do município.
A cedência do espaço precisou ser aprovada pela Câmara de Vereadores, já que o lugar pertence ao poder público.
— Foi a alternativa emergencial que encontramos para resolver o problema — justifica o secretário de agricultura, Divando Nemitz.
O problema da falta de capacidade de armazenamento tem dois motivos: a crise da Cotrijuí, dona da maior unidade de abastecimento da cidade, e a supersafra de grãos.
A recente crise na Cotrijuí causou temor entre os agricultores do município, que evitaram depositar o grão na unidade da cooperativa por receio de que o grão fosse usado pelos credores da empresa como pagamento de débitos.
Sem a alternativa de estocar na Cotrijuí, os produtores locais recorreram a outras empresas de armazenamento de grãos da cidade, que estão sem espaço para atender a demanda e, por isso, pediram a intervenção do município.
De acordo com a prefeitura, São Francisco de Assis plantou cerca de 31 mil hectares de soja este ano.

Fonte: Diário de Santa Maria 


CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092