quinta-feira, 9 de maio de 2013

Após casos de superbactérias, ministro da Saúde anuncia interdição de 15 leitos no Hospital Conceição

Como medida para reduzir a colonização de superbactérias resistentes a antibióticos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, na tarde desta quarta-feira, a interdição de 15 leitos da UTI do Hospital Conceição, em Porto Alegre. A medida visa à limpeza e descontaminação dos locais. Esta é a primeira vez que a superbactéria New Delhi Metallobetalactamase (NDM) surge no Brasil. A bactéria KPC também foi encontrada em pacientes na capital gaúcha.

Os leitos devem ficar fechados de sete a 10 dias. Enquanto isso, 15 vagas para o Sistema Único de Saúde (SUS) serão abertas em outros hospitais. A perspectiva anunciada é de que 10 leitos sejam no Hospital Universitário de Canoas e cinco em outros hospitais da rede privada da Capital.

Conforme o secretário estadual da saúde Ciro Simoni, uma negociação prévia com a diretoria do Hospital Universitário de Canoas para abertura de leitos em função da superlotação das emergências da capital será antecipada, dando vasão às vagas fechadas no GHC. A instituição na região metropolitana, segundo Simoni, tem capacidade para absorver os 15 leitos, caso seja necessário.

Outra medida anunciada por Padilha é a ampliação da equipe de limpeza da UTI do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

— Os novos profissionais contratados serão permanentes e, dessa forma, poderão ser melhor capacitados.

Desde setembro do ano passado, o hospital identificou cinco casos de NDM, sendo que apenas um apresentou problemas por infecção. A instituição também identificou 18 pacientes com a bactéria KPC, sendo que seis deles estão na UTI, mas apenas um está infectado — ou seja, desenvolveu as características da doença.

Na coletiva, o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Haje, afirmou que veio a Porto Alegre a pedido da presidente Dilma Rousseff, que estava preocupada com as notícias sobre infecção hospitalar. Responsável pelo projeto SOS Emergências, a CGU irá promover uma auditoria para verificar se problemas de gestão no hospital estariam relacionados com a proliferação de bactérias.

Padilha emitiu alerta para todos os hospitais de Porto Alegre reforçarem as ações de vigilância em saúde para contenção de novos focos de bactérias.

Fonte: ZERO HORA


CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092