quarta-feira, 15 de maio de 2013

Navio é retirado do Cais Mauá após 16 anos em Porto Alegre



A partir desta quarta-feira, a paisagem do Cais Mauá, em Porto Alegre, mudará. Até o início da tarde, quem voltar os olhos para o Guaíba, na região da rodoviária, deixará de ver a carcaça do navio Bernardino Caballero — que ficou atracado no porto por mais de 15 anos, ao lado da embarcação José Felix Estigarribia.
De origem paraguaia, os graneleiros ocupavam um espaço considerado operacional pelaSuperintendência de Portos e Hidrovias (SPH) na Capital, além de poluírem visualmente um dos acessos à cidade.  O diretor-superintendente da SPH, Pedro Homero Flores Obelar, considera o momento muito importante.

— Vencemos uma batalha de 15 anos. É um espaço que estamos recuperando. Estamos abandonando a imagem antiga do porto, de pouca utilização e pouca movimentação — afirma.

Segundo Obelar, as embarcações não devem ficar no porto, elas devem parar, desembarcar e partir, a fim de permitir que o fluxo de navios no local. O superintendente ressalta que a retirada das embarcações permite o prosseguimento do processo de  modernização do porto

Comprados em leilão pela empresa Rio Sul Comércio de Aros e Metais em março do ano passado, os navios foram desmontados em um longo processo de desmanche, acompanhado de perto pela SPH. Segundo Ricardo Souza, proprietário da empresa, a sucata retirada das embarcações foi vendida a siderúrgicas para reaproveitamento.

— Foram cerca de 5 mil toneladas de ferro retiradas de ambos. Restaram os cascos, que a gente está transformando em chatas que devem trabalhar como balsas, provavelmente na região sul do Estado. A gente aluga essas embarcações para a Petrobras e outras firmas para transportar mercadorias — explica o empresário.

casco do Estigarribia já está em Triunfo, onde é recuperado e preparado em um estaleiro. Já o Caballero será rebocado até o estaleiro Vitória, na mesma cidade. A previsão de Souza é de que a viagem demore cerca de cinco horas Rio Jacuí acima.

Para Edemar Tutikian, coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais da prefeitura dePorto Alegre, a retirada do navio é muito importante para a cidade, pois facilita a implementação do projeto de revitalização do cais, entregue por empreendedores ao prefeito José Fortunati no início de abril.

— O governo do Estado está de parabéns por possibilitar a retirada destes navios. Sobre o projeto que nos foi entregue, estamos na fase final de avaliação do projeto apresentado e em breve a sociedade terá novidades — afirmou o coordenador.

Longa novela

— Os navios paraguaios Mariscal José Felix Estigarribia e General  Bernardino Caballero foram leiloados em março de 2012 por R$ 367 mil e R$ 645 mil, respectivamente.

— O casco do Estigarribia foi retirado do porto em janeiro deste ano.

— As embarcações trabalhavam na linha de navegação do Mercosul e pertenciam a uma empresa estatal do Paraguai.

— Ainda restará o navio Filippos no local, mas segundo a SPH o graneleiro está com os documentos em dia e a empresa que o comprou foi notificada sobre a necessidade de retirá-lo da doca.

— Em 1997, quando ambos ficaram retidos no cais após inspeção de rotina da Marinha do Brasil, que encontrou falhas no sistemas de segurança das embarcações.

— O acúmulo das dívidas portuárias chegou a R$ 5 milhões, até que, em junho de 2011, o então presidente do Paraguai Fernando Lugo doou os navios ao governo gaúcho em troca da dívida contraída.


Fonte: ZERO HORA



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