quinta-feira, 2 de maio de 2013

Fundador do PMDB em Santa Maria morre aos 86 anos



Um dos dirigentes históricos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Santa Maria morreu na noite de terça-feira. 

Abdo Motecy, que completaria 87 anos em 9 de maio, estava internado no Hospital de Caridade há nove dias. Seu corpo está sendo velado na capela 1 do Caridade e será enterrado às 16h de hoje no Cemitério Ecumênico Municipal. 

Integrante do extinto Partido Comunista Brasileira (PCB), Motecy escreveu sua história em Santa Maria como um político conciliador. Acompanhou a trajetória do partido, originário dos extintos PCB e MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Na final da década de 70 e começo dos anos 80, com o pluripartidarismo, Motecy ajudou a fundar o PMDB no Rio Grande do Sul e na cidade. 

Na época da ditadura, chegou a ser detido em função do irmão, Jorge Motecy, também do partido comunista e político atuante contra o regime. Farmacêutico de formação foi vereador em Santa Maria por dois mandatos (1989 e 1996), presidente do partido por cinco vezes na cidade e um político referência para as gerações que se seguiram. 

— Ele era um líder, nosso orientador. Sempre foi uma pessoa conciliadora. Na divergência, buscava a convergência. Nunca nos deixou brigar muito — recorda o secretário de Gestão e Modernização Administrativa de Santa Maria, Antônio Carlos Freitas Lemos. 

Apesar da doença degenerativa, atuava até os dias de hoje nos bastidores da política. 

— Ele não se entregou. Participava dos eventos sociais e ia às reuniões do partido. Há menos de um mês, esteve no gabinete do prefeito Cezar Schirmer recentemente com a velha guarda do partido para uma visita. Também participou da festa de formatura de um neto na Engenharia — comentou Lemos. 

Adbo Motecy era casado com Terezinha Motecy e tinha quatro filhos e vários netos.

Fonte: Diário de Santa Maria 

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092