terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pinguim com mancha de óleo é encontrado na orla de Capão da Canoa


Um pinguim foi encontrado na orla de Capão da Canoa, no litoral norte gaúcho, na tarde desta segunda-feira. O animal apresentava 50% da superfície de seu corpo coberta de óleo e foi encaminhado para o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé.

A ave foi resgatada pelos vizinhos e policiais Luiz Pontes e Jocelito Santos, ambos de 49 anos, e levada até o Comando Ambiental da Brigada Militar, em Xangri-lá, de onde partiu em viatura especial até o Ceclimar.

De acordo com Maurício Tavares, coordenador do setor de reabilitação, este foi o primeiro pinguim manchado de óleo a chegar ao centro de estudos neste ano.

— Mais de mil pinguins já foram encontrados mortos na orla do Litoral Norte em 2013. Mas este é o primeiro a ser atendido com mancha de óleo pelos nossos biólogos. Já estamos em alerta e iremos monitorar a orla desde Imbé até Torres. Pode ser que mais animais sejam encontrados nesta situação de agora em diante — afirma Tavares.

Segundo o responsável, o pinguim chegou bastante magro e desidratado — o óleo provoca a impermeabilização de suas penas e provoca hipotermia. Por isso, em um primeiro momento, biólogos se esforçam para estabilizar a temperatura da ave e hidratá-la. Aos poucos, a alimentação do animal deve ser normalizada, mas pode ser que seu banho e sua soltura aconteça, só daqui a dois meses.

— Diferentemente do que se pensa, o banho, nesse momento, é bastante prejudicial para o pinguim, pois irá tirar novamente a sua impermeabilização. É preciso recuperá-lo antes — explica o biólogo.
Fonte: ZERO HORA

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092