quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cientistas descobrem rãs tropicais que ouvem pela boca

Algumas das menores rãs tropicais do mundo não têm ouvido médio ou tímpano, mas são capazes de ouvir pela boca, afirmaram cientistas nesta segunda-feira.
A maioria das rãs tem ouvido médio, parte do aparelho auditivo que inclui o tímpano e ossos diminutos na parte externa da cabeça. Os tímpanos vibram quando percebem ondas sonoras, reenviando estas vibrações ao ouvido interno e depois para o cérebro.
Mas não é o caso das minúsculas rãs Gardiner, que vivem nas florestas tropicais do arquipélago das Seychelles, no Oceano Índico, e medem apenas um centímetro, destacou o estudo publicado nos Anais da Academia Americana de Ciências (PNAS, na sigla em inglês).
Os cientistas pensavam que estas rãs fossem surdas até que as expuseram a gravações do coaxar de outras espécies. Durante as experiências, os cientistas perceberam que as rãs Gardiner macho respondiam, o que demonstrou que conseguiam ouvir.
Radiografias mostraram que nem os pulmões, nem os músculos deste tipo de rãs as ajudavam a transmitir sons aos seus ouvidos internos.
No entanto, descobriram que a boca age como um amplificador das frequências dos sons que estes animais emitem.
Este sistema é estimulado por pequenas membranas situadas entre a boca e o ouvido interno.
– A combinação da cavidade da boca e a condução óssea permite que as rãs Gardiner percebam sons de forma eficaz sem usar o tímpano dos ouvidos médios – explicou Renaud Boistel, da Universidade de Poitiers e do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS, na sigla em francês).
"Demonstramos que a presença de ouvidos médios não é uma condição necessária para a audição terrestre, apesar de ser a solução mais versátil para a vida na terra", destacou o estudo.
Fonte: ZERO HORA

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092