quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sem pasto para o gado, seca pode provocar aumento no preço da carne

As consequências da seca podem chegar ao churrasco do gaúcho nos próximos meses com aumento no preço da carne.

Além de impor perdas às lavouras, a falta de chuva que fustiga o campo limita a oferta de gado gordo para os frigoríficos, que temem um quadro de escassez ainda maior a partir de março.

Por enquanto, os pastos ressequidos em regiões tradicionais na pecuária, como a Central e a Campanha, se traduzem apenas no abate de animais sem uma terminação adequada, o que repercute na qualidade e no rendimento menor dos cortes.

A continuidade da seca, porém, pode trazer um aperto maior. No Frigorífico Silva, de Santa Maria, uma das regiões mais prejudicadas pela falta de chuva, cerca de 30% do gado chega com terminação abaixo do ideal, diz o gerente da central de compras de gado, Diogo Soccal.

O quadro, sustenta, tende a se agravar no final do verão, quando termina o período de engorda dos animais, principalmente no campo nativo.

— Em março e abril ocorrerá redução significativa da oferta de gado gordo, em virtude do prejuízo que a estiagem traz no ganho de peso no período mais favorável, os meses de primavera e de verão. O preço da carne vai aumentar, reflexo da menor oferta, maiores custos de abate e de transporte dos animais — sustenta Soccal, que prefere não arriscar percentuais.
Fonte:ZERO HORA

Em Capão do Cipó, uma situação extrema: o gado, magro pela falta de pastagens, alimenta-se em planta nativa Foto: Diego Vara / Agencia RBS

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092