terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Já são 18 municípios em situação de emergência na região por causa da seca


A falta de chuva segue castigando os municípios da região Central. Até esta segunda-feira, 131 cidades gaúchas já haviam decretado situação de emergência. Na região central já são 18 decretos, incluindo Santa Maria, que entrou em alerta nesta segunda-feira. O decreto municipal é para o interior do município devido aos efeitos prolongados da estiagem nos nove distritos de Santa Maria. Algumas famílias do interior estão sendo abastecidas por água levada por caminhão pipa.
Itaara também decretou situação de emergência nesta segunda. Conforme o prefeito Cândido Franco Moraes, mais de 30 famílias da zona urbana já estão sendo atendidas por meio de parceria.
O município de Mata também passou a integrar nesta segunda-feira a lista dos novos decretos, assim como São Martinho da Serra. De acordo com o prefeito de Mata, Sérgio Roni Bruning, as perdas com a estiagem ultrapassam R$ 3 milhões, tendo como cultivo mais prejudicado o milho, em que a quebra é de cerca de 50%. A falta de água para consumo humano é registrada somente em algumas localidades do interior.
Na manhã desta segunda, o governador em exercício, Beto Grill, assinou em Boa Vista das Missões, um Decreto de Emergência Coletivo, que deve beneficiar diretamente 93 municípios atingidos pela estiagem. Cerca de 460 mil pessoas estão sendo afetados pela falta de chuva. O governo federal, por meio do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, anunciou a liberação de uma verba de R$ 20 milhões para ajudar os municípios gaúchos atingidos.

Fonte: Diário de Santa Maria

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092