segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Regiões afetadas pela seca comemoram volume de chuva do fim de semana


A chuva finalmente caiu em algumas das áreas onde ela era mais necessária.

Regiões atingidas pela seca como o Noroeste, as Missões e o centro do Estado comemoraram neste fim de semana precipitações que, em alguns casos, foram de volume considerável. A trégua na estiagem renovou esperança, principalmente dos produtores de soja, em período de floração.

Na Região Central, choveu na maioria dos municípios. Em áreas de nova Nova Palma registraram-se 120mm no sábado.

— Em algumas regiões não choveu nada, mas, em média, o volume foi de 30mm a 40mm. Não dá para amenizar completamente a seca, mas deve melhorar as pastagens e a condição da soja, que está em desenvolvimento — comemorou o chefe do escritório da Emater em Nova Palma, Francisco Pozzer.

Em Santa Maria, choveu forte no fim da tarde de sábado e no início da tarde de ontem, para alegria do agricultor Clóvis Medina Coden, 57 anos. Até o fim da semana passada, ele previa perder seus 200 hectares de soja. Ontem, depois de 100mm de precipitação, a perspectiva era outra.

— Achei que não conseguiria pagar as contas. Agora, vai dar para quitar as dívidas e pensar no futuro. Agora dá para sorrir — contou.

Segundo o agrônomo da Emater Amauri Coracini, a chuva que atingiu o Noroeste desde quinta-feira representa uma esperança para a soja e as pastagens que começam a se restabelecer e representar ganho na alimentação dos animais.

— As perdas consolidadas não se alteram, mas a chuva traz a expectativa de melhorias para culturas como o milho, que ainda pode ser plantado, e os pomares, cujas frutas e hortaliças ganham novo vigor — explica Coracini.
Períodos sem chuva serão menores a partir de agora

Perto de áreas beneficiadas, contudo, houve municípios que não receberam chuva alguma, como Santa Margarida do Sul, perto de Santa Maria. A precipitação também foi quase nula em São Gabriel, onde os produtores projetam perda de 90% na safra do milho.

O alento é que, a partir de agora, o intervalo entre as chuvas deve diminuir. Entre segunda e quarta-feira, praticamente todo o Estado deve receber precipitações.
Fonte: Zero Hora

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092