quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prefeito do Rio de Janeiro confirma o desabamento de três prédios no centro da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro confirma o desabamento de três prédios no centro da cidade

Equipes de resgate seguem trabalhando em busca de vítimas sob os escombros

Prefeito do Rio de Janeiro confirma o desabamento de três prédios no centro da cidade Felipe Dana/AP
Região foi isolada e os trabalhos no local devem seguir durante a madrugada Foto: Felipe Dana / AP
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou o desabamento de três prédios na Cinelândia, no centro da cidade, em entrevista à imprensa no início da madrugada desta quinta-feira.

Segundo falou a proprietária de um sobrado de quatro andares à Globo News, o qual ficava entre os dois edifícios que caíram, a estrutura teria ruído após ser atingida pelas maiores. As outras construções possuíam 10 e 20 andares. O Theatro Municipal, que fica próximo do desabamento, teria sido atingido na área da bilheteria.

As autoridades ainda não sabem quantas pessoas estavam dentro dos edifícios, que abrigava principalmente escritórios, no momento do desabamento, ocorrido por volta das 20h30 de Brasília.

— Temos cinco feridos, que foram levados ao hospital Souza Aguiar, dois deles em observação — afirmou o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, à imprensa no local.

Entre os feridos estaria o zelador do prédio de 10 andares e um operário que trabalhava na obra do prédio de 20 pavimentos, que estava dentro do elevador. Cães farejadores buscam por mais vítimas. O trabalho do Corpo de Bombeiros vai se estender pela madrugada. Inicialmente, a Defesa Civil informou que havia dois mortos, porém, a informação não se confirmou.

— Estamos usando cães farejadores e não temos evidências de colapso nos prédios contíguos (ao ponto do desabamento). Os trabalhos devem seguir durante toda a madrugada — afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões.

No principal ponto do desabamento funcionava uma agência bancária e uma padaria no térreo. O desmoronamento ocorreu após uma explosão, segundo relatos de testemunhas. As causas são desconhecidas. Em frente aos escombros, dezenas de carros ficaram cobertos por densa camada de poeira.

A Avenida Almirante Barroso, trecho entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, teve o trânsito interrompido. Bombeiros orientaram as pessoas para que se afastassem do local em razão do forte cheiro de gás.

Segundo o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RJ, Sydnei Menezes, houve um "colapso estrutural do prédio", mas ele aguarda análise mais detalhada para saber os motivos do acidente.


Foto: Marcos de Paula / Agência EstadoA região do desabamento é ocupada por prédios importantes como o da Petrobrás, BNDES, Câmara de Vereadores e Museu de Belas Artes, entre outros.




Fonte:Jornal Zero Hora.

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092