sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Agudo e Faxinal do Soturno decretam situação de emergência

Em Faxinal do Soturno, estiagem afeta as lavouras de arroz
Foto:  Norton Avila  /  Divulgação prefeitura de Faxinal do Soturno


Nesta quinta-feira, mais duas cidades da Região Central decretaram situação de emergência _ Agudo e Faxinal do Soturno _ devido à falta de chuva. Com isso, as duas cidades se somam a Jari, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos e Toropi, que ao longo desta semana pediram socorro à Defesa Civil. No Estado, são 55 em situação de emergência.
Em Faxinal do Soturno, a prefeitura já colocou em prática nesta quinta algumas ações para tentar amenizar o problema da seca no município. Nesta tarde, o caminhão pipa da prefeitura já foi deslocado para diversas localidades do interior do município para distribuir água que será destinada aos animais. Só hoje foram entregues mais de 40 mil litros aos produtores rurais.
Quanto à água potável, a prefeitura deslocou uma caçamba com diversas bombonas, totalizando mais de 4,5 mil litros de água repassadas as famílias da localidade de Tope, distante cerca de 10 quilômetros da cidade. O local é considerado um dos mais críticos e já vem recebendo auxílio desde o final do ano passado.
Outra medida adota foi a ampliação do número de servidores municipais cedidos ao Corpo de Bombeiros de Faxinal do Soturno. A partir de hoje, o efetivo disponibilizado para atender as ocorrências de incêndios conta com um militar do Estado e seis civis. Todos já estão trabalhando em regime de plantão de 24 horas por dia.
A prefeitura de Faxinal também divulgou os telefones de contato para a população, caso necessite de auxílio. Para a abertura de bebedouros e pequenos açudes, o produtor rural poderá ligar para o (55) 3263-3139. Para o transporte de água, o telefone é o (55) 3263-3700 ou 9614-1430. Em caso de incêndio na vegetação o número é 193 ou (55) 3263-3131.
Outros municípios da região, como Restinga Seca e Júlio de Castilhos, devem decretar situação de emergência nos próximos dias por causa da estiagem.
Fonte: Diário de Santa Maria

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092