terça-feira, 27 de março de 2012

Não Desperdiçar Água



Especialistas em economia mostram que gastamos excessivamente com o desperdício e, adotando medidas simples, é possível economizar muito.
 De acordo com a Organização das Nações Unidas cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para satisfazer suas necessidades de higiene e consumo. No Brasil, entretanto, o consumo médio é de 200 litros diários por pessoa. Um desperdício que pode acarretar um aumento de 80 % no valor da conta de água a cada mês. Isso significa que você acaba pagando quase o dobro. Sem falar nas razões ecológicas, pois a água está cada dia mais escassa e, se não for economizada e tratada, a água potável será um bem raro e ainda mais caro daqui a alguns anos. Faça a experiência, economize água e verá os resultados na próxima conta. Para saber como, veja algumas dicas:

Banho:
Dê adeus aos banhos longos: cinco minutos são suficientes para realizar essa tarefa. Quando não estiver frio, você ainda pode desligar o chuveiro para se ensaboar e depois religá-lo para enxaguar. Um banho de quinze minutos gasta cerca de 243 litros de água!
Outra dica é colocar um balde sob o chuveiro enquanto ele não esquenta. Depois, essa água pode ser usada para lavar roupa.

Descarga:
Lugar de lixo é no lixo. Não use a descarga como lixeira, jogando papel higiênico, cigarro ou outras coisas. Isso polui o rio e dificulta ainda mais o seu tratamento.

Para lavar a louça:
Comece limpando os restos de comida dos pratos, vasilhas e panelas jogando as sobras no lixo. Depois, abra a torneira para molhar os utensílios, feche-a e, só então, ensaboe. Em seguida, abra a torneira e enxágüe tudo de uma vez. Nunca deixe a torneira aberta enquanto ensaboa. Você sabia que, para cada copo de água bebida, são necessários quase dois copos de água para lavá-lo?

Escovar os dentes e fazer a barba:
Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba. É muito desperdício e lá se vão quase 80 litros de água, simplesmente por não fechar a torneira enquanto faz uma dessas atividades. Feche-a e depois abra para bochechar (se estiver escovando os dentes) ou enxaguar o rosto (no caso de estar fazendo a barba).

Para lavar a roupa:
Só use a máquina de lavar quando a roupa suja for suficiente para encher a máquina. Aproveite a água que a lavadora despeja para lavar o quintal ou encha baldes para lavar o banheiro.

Molhar as plantas:
Prefira sempre usar um regador, e não uma mangueira, para molhar as plantas.

Limpar calçada ou quintal:
Jamais varra a calçada, quintal ou chão dentro ou fora de casa com a água saindo pela mangueira. Use vassoura.

Essas medidas simples podem diminuir os seus gastos e ajudar o futuro do planeta.
Faça a sua Parte.

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092