Quarta-feira, estive no Centro Empresarial de Santiago, onde foi realizado, pela Escola Especial Carlos Humberto Aquino Frota, programação de conscientização e confraternização: fazendo e acontecendo na diversidade para lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Onde havia palestras com profissionais da saúde que falaram sobre a realidade das pessoas que nasceram com Down, destacando as dificuldades enfrentadas por eles e seus familiares.
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006.A data escolhida foi 21 de março para representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é disseminar informações sobre a síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção do direito inerente às pessoas com síndrome de Down de desfrutar uma vida plena e digna, como membros ativos e valorizados em suas comunidades e na sociedade. A síndrome de Down é uma ocorrência cromossômica natural e universal, que sempre fez parte da humanidade, estando presente em todos os gêneros, raças e classes sociais/ Ela afeta 1 em cada 800 nascidos vivos, embora haja variações consideráveis em todo o mundo.