terça-feira, 17 de abril de 2012

Porto Alegre instalará 35 novos semáforos com câmeras

A tecnologia que substituiu a rotatória da Avenida Nilo Peçanha com a Rua Carazinho, entre os bairros Petrópolis e Bela Vista, será implantada em outros 35 semáforos em Porto Alegre.

Daqui
a três meses, a Capital contará com câmeras acopladas a sinaleiras em cruzamentos movimentados, possibilitando o controle do verde e do vermelho de acordo com a quantidade de veículos que chega ao local.

Os pontos onde as novas sinaleiras serão instaladas estão sendo avaliados por engenheiros e técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os critérios serão definidos conforme a necessidade, com base no número de veículos que circula em cada região.

A medida é reivindicada pelo Sindicato dos Agentes de Fiscalização de Trânsito de Porto Alegre (Sintran). Segundo o presidente do sindicato, Carlos Silveira, as novas sinaleiras melhorarão o trânsito em Porto Alegre, evitando congestionamentos que hoje são rotineiros.

— Se a circulação na Avenida Nilo Peçanha melhorou com o sistema, não existe por que não instalar em novos pontos da cidade o mesmo serviço — comentou Silveira.

Naquele cruzamento, circulam cerca de 60 mil veículos diariamente. O fluxo é acompanhado pelas microcâmeras acopladas aos semáforos, com focos direcionados à passagem de carros em até quatro laços formados virtualmente nas vias do cruzamento, com funcionamento 24 horas.

— O acompanhamento online busca uma mobilidade urbana mais eficiente, amparada elo uso crescente da tecnologia, além, é claro, do apoio dos agentes — explica o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Fonte: ZERO HORA

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092