sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Satélite do tamanho de ônibus deve cair na Terra hoje, segundo a Nasa


Pedaços do satélite Upper Atmosphere Research Satellite (UARS) usado para medir a camada de ozônio devem cair na Terra na tarde desta sexta-feira, de acordo com a Nasa, a agência espacial americana. Ainda não há informação sobre o local, nem o horário exato da queda, mas a agência adiantou que o satélite não deve atingir a América do Norte.

Desde o começo da semana, a Nasa destaca que os riscos para a população são "mínimos" e reafirma que a segurança é uma de suas prioridades. De acordo com estimativa divulgada pela própria agência, a chance de uma pessoa ser atingida por alguma parte do satélite em algum lugar do mundo é de uma a cada 3,2 mil.

O satélite tem aproximadamente o tamanho de um ônibus, mede 3 metros x 10 metros, pesa 5,9 toneladas e tem dez instrumentos para medir as reações da camada de ozônio, mas foi oficialmente desativado em 2005. No entanto boa parte de seus pedaços devem ser incinerados logo na reentrada da atmosfera terrestre

Os especialistas dizem ainda que as peças do entulho espacial vão cair em algum lugar entre a latitude 57 Norte e 57 Sul, que abrange a maior parte do mundo habitado. Os detritos devem abranger uma área aproximada de 800 quilômetros.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está monitorando o caminho da satélite e passando as informações para as agências federais, entre elas a Agência Federal de Gestão de Emergência. O material não contém combustível e assim não se espera que suas partes se explodam com o impacto.

As informações são do R7

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092