quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Respeito aos idosos no trânsito


Em 1º de Outubro, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Idoso. A legislação brasileira não determina qual a idade máxima para uma pessoa dirigir um veículo, mas este é um assunto que merece atenção. Afinal, com a idade, surgem algumas limitações naturais para o ser humano. E, tanto como motorista ou como pedestre, o idoso acaba sofrendo as consequências da violência no trânsito.
     Nos últimos cinco anos, as ocorrências de acidentes envolvendo idosos, cujas indenizações foram solicitadas à Seguradora Líder DPVAT, tiveram um crescimento de 33%. Embora a quantidade de óbitos seja menor que a quantidade de casos de invalidez permanente, no período analisado os casos de morte cresceram 40%, contra 28% de invalidez. E estes números ainda podem aumentar, já que o prazo para pedido de indenização do Seguro DPVAT é de até três anos.
     Em 2012, acidentes com automóveis representaram 50% das ocorrências indenizadas pela Seguradora envolvendo idosos, sendo que, 63% destas indenizações foram para atropelamento de idosos. Este dado é alarmante. Conforme se envelhece, os movimentos ficam lentos. A reação para um carro que segue em sua direção, por exemplo, não será rápida. Nesses casos, respeitar a sinalização e manter a atenção nos veículos é um cuidado que pode salvar a vida.
    Respeitar o idoso deve ser uma atitude de todos. Lembre-se de dar a preferência a eles no transporte coletivo, de auxiliá-los na travessia das vias sempre que necessário, de estar atento quando estiver ao volante e aguardar enquanto atravessam. Um dia todos nós também seremos idosos!
Fonte: 5° Regimento de polícia Montada

CONTATOS:

Email: arlindoal15@hotmail.com

Fone: 96441092